Card image cap

O Prefeito Pastor João, acompanhado do Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Maicon Dimbarre e com o apoio do engenheiro ambiental Igor (Goitacá Soluções Ambientais) e do empresário Júnior (o Junera do Projeto Pé de Copaíba) estiveram no local para identificar os danos causados e buscar alternativas para a recuperação do atrativo.

03/02/2021 | Noticias |


O Prefeito Pastor João reafirmou o compromisso da gestão para a preservação do meio e repudiou os atos criminosos praticados contra o patrimônio público ocorrido.
À frente da pasta de Turismo e Meio Ambiente, o Secretário Maicon Dimbarre afirmou que pretende punir os responsáveis: “Vamos buscar junto as autoridades competentes total agilidade na punição dos responsáveis pelo ato.
Hoje essa parceria com o poder público e privado mais uma vez mostra a sua importância, entregamos novamente o atrativo a comunidade e aos turistas, vamos acompanhar de perto o processo de recuperação deste ato de vandalismo,” disse.
Os especialistas estiveram no local com o intuito e encontrar maneiras de recuperar os danos causados.
Com o intuito de acelerar o processo do intemperismo, que é um processo muito lento alteração natural da rocha, optou-se pela escarificarão da rocha, um processo leve de lixamento com a retirada de uma camada fina da superfície para a remoção parcial da tinta, foi escolhida essa limpeza natural ao invés do uso de solventes (tinner) para evitar a penetração desses produtos na rocha o que poderia alterar sua cor e contaminar o solo, em algumas partes da rocha não foi possível a remoção devido a profundidade da penetração da tinta no arenito.
Para diminuir a poluição visual causada pelo vandalismo foi aplicada a rocha uma leve camada de argila proveniente do próprio local, portanto não causa nenhum dano a rocha, diminuindo o impacto visual causado pela pichação. Futuramente essa argila será lixiviada pelas águas da chuva conforme pode se observar nas porções superior e esquerda do monumento, o interior da rocha é naturalmente avermelhado formado por óxidos e hidróxidos de ferro que conferem a cor amarelada e avermelhada naturalmente.