08/02/2021 | Noticias | admin

O chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins (PM), coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, esteve reunido na última sexta-feira, 29, na cidade de Mateiros, com o prefeito, João Martins Neto, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública na cidade e região, e sobre a implantação de um pelotão especializado em turismo na região.

Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça ressaltou o potencial turístico do Jalapão, que se destaca como um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. Essa demanda crescente justifica a implantação de um Pelotão de Turismo voltado exclusivamente para esta finalidade, com policiais especializados e viaturas equipadas, de acordo com a necessidade do local.

O Chefe do Estado Maior destacou ainda que a PM já está presente na região, atuando de forma conjunta com outros órgãos estaduais e municipais. Uma dessas atuações pode ser percebida por meio da operação Jalapão de Braços Abertos, desencadeada pela PM desde o dia 17 de janeiro, em uma ação conjunta entre o 5º e 6º Batalhão da PM, com reforço do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPChoque) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Após solicitação da prefeitura, a operação que se encerraria no dia 9 de fevereiro, se estenderá até o dia 17 de fevereiro, após o período de carnaval. Dentre as ações da operação, é realizado o policiamento ostensivo na região do Parque Estadual do Jalapão, principalmente nos acessos e nos pontos turísticos do Parque e nas necessidades apresentadas durante sua realização.

Ações da PM

O presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Fernando Torres, emitiu uma nota manifestando estar em “total comunhão com a implementação do patrulhamento policial na região do Jalapão, a Operação Jalapão de Braços Abertos, realizada pela PM-TO por meio do 6º BPM, uma ação preventiva e ostensiva, bem como a implantação do pelotão turístico. Uma vez que é a região que mais recebe turistas no Estado do Tocantins, o trade turístico anseia por isso há muito tempo, e isso transmite total confiança aos visitantes que vêm conhecer o JALAPÃO.