Prefeitura de Mateiros investe em saúde para melhoria dos atendimentos aos moradores

18/02/2021 | Noticias | admin

O prefeito do Município de Mateiros, João Martins, tem reforçado ainda mais o compromisso da Gestão Municipal com a melhoria do atendimento à população. Uma delas foi realizada nesta terça-feira, 9, quando o secretário Municipal de Saúde e Saneamento de Mateiros, Sinvaldo Moraes, acompanhado da Farmacêutica, Natalie Barreto Santiago, visitou a Unidade de Saúde da Família da quadra 603 Norte em Palmas. O objetivo foi conhecer o funcionamento e organização do processo de trabalho da Farmácia da Unidade.

Conhecemos também os procedimentos e experiências exitosas de atendimentos humanizados à comunidade, sistemas de informações, registros diários de entradas e saídas de medicamentos, nos quais podemos nos espelhar”, ressaltou Sinvaldo.

Sistema
Também em Palmas, o secretário Sinvaldo Moraes e a Farmacêutica, Natalie Barreto Santiago se reuniram com os apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins em Palmas, para esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema da assistência farmacêutica-HÓRUS, QualifarSUS, registros de medicamentos controlados, fornecimento de medicamentos de alto custo e cadastros dos usuários.

Outro assunto abordado foi o programa Previne Brasil, que foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que trata do novo modelo de financiamento da Atenção Básica e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passaram a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Com isso, a atenção básica passa a ter mais critérios no atendimento à população. Nesse sentido o compromisso da gestão municipal do prefeito Pastor João Martins é ter uma equipe de saúde que atenda com qualidade e mostrem resultados positivos das Pactuacões das metas e dos indicadores, para que o município possa receber os recursos necessários repassados pelo Ministério da Saúde. “Nosso compromisso é com a população. A cada dia buscamos novas melhorias por meio de uma equipe capacitada e que busca novos conhecimentos diários”.