A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo em parceria com demais secretarias e entidades, realizou os trabalhos de revitalização da Praça do Cat, dando início ao processo de readequação de diversos espaços públicos de Mateiros.

19/04/2021 | Noticias

A Prefeitura Municipal de Mateiros está realizando uma série de medidas e esforços para readequar locais de convivência da população. A medida tem o apoio do prefeito João Martins, e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), que deu início ao processo de revitalização de espaços públicos, dentre outros 15 projetos que serão realizados.

O primeiro local que recebeu os trabalhos das equipes foi a Praça de Atendimento ao Turista (Cat). A praça sempre foi ponto importante para realização de grandes eventos, feiras, encontros e receptividade de autoridades, sempre atrelado às ações do meio ambiente e turismo. Atualmente a Praça do Cat contempla quatro importantes prédios de apoio, como o da Sedematur, o Naturatins, e o Centro de Apoio ao Turista.

O prédio foi reformado no início da gestão do prefeito João Martins, que instalou a Secretaria em 2017. No entanto, a praça passou por problemas devido às fortes chuvas, que destruiu parte das calçadas. O secretário da Pasta, Maicon Dimbarre, reiterou que o esforço da Gestão em readequar os locais advém do anseio da população.

“Dentro do eixo de 15 projetos norteadores para o município de Mateiros, apresentamos para a comunidade e para o os empresários a readequação dos espaços públicos, ou seja, revitalizar o que é da comunidade, trazer vida para esses locais. E não só também para a comunidade, o próprio turismo vai se beneficiar de tudo isso, pois quando você tem uma cidade bonita, quando você tem uma praça iluminada, o próprio turista também aproveita disso”, explicou.

Revitalização
Nos últimos quinze dias, por meio da parceria entre a Sedematur, Secretarias de Agricultura, e, Infraestrutura, Naturatins, Instituto Pé de Copaíba, e Ong Adote o Cerrado, foi realizado o esforço para a transformação da praça.  Foi executada a poda de árvores, corte de grama, e definidos os espaços onde vão ser os jardins. Também foram retiradas as lixeiras que estavam quebradas, e o acesso principal de entrada da praça, na Avenida Maranhão, foi reformado.

“Em tudo isso não foi investido nem um real, não foi comprado nem um objeto ou qualquer coisa para revitalização dessa praça. Todo esforço, tudo que foi gasto nessa praça já era recurso próprio do município. As máquinas já estavam ali, a mão de obra dos agentes municipais, a parceria da equipe Naturatins a parceria com o Instituto Pé de Copaíba, a parceria com a empresa contratada, a parceria com as outras secretarias, era toda estrutura que a Prefeitura já tinha, foi apenas uma boa vontade de reunir esse grupo e juntos fazer isso acontecer”, ressalta o secretário Maicon.

O projeto de Revitalização foi lançado no dia 16 de abril, em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, quando foi também realizada uma visita técnica ao Instituto Pé de Copaíba, onde todas as secretarias, Naturatins, equipe da Prefeitura e demais entidades parceiras conheceram o projeto onde foi criado o viveiro municipal.

A ocasião foi também o marco inicial pra o lançamento de dois grandes objetivos para 2021, como a produção de 20 mil mudas nativas para a recuperação de espaços e áreas degradadas dentro da cidade de Mateiros, além da meta de revitalização e arborização de pelo menos 30 espaços ou áreas degradadas dentro do Município.