
Em reunião com os proprietários de atrativos turísticos de Mateiros, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Maicon Dimbarre, alinhou os detalhes das ações de implantação do ordenamento turístico e do Voucher Digital.
O voucher digital tem sido tema de debates entre a comunidade e envolvidos no trade turístico do Jalapão, e é a principal ferramenta de controle que todos os proprietários de atrativos, trade turístico e o Poder Público Municipal possui para organizar o ordenamento turístico no Jalapão, e já está sendo implantado no Jalapão.
Por isso, buscando uma gestão transparente conforme solicitação do prefeito Pastor João Martins, a Prefeitura Municipal de Mateiros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur) se reuniu com os proprietários dos atrativos turísticos do Município para esclarecer dúvidas, repassar informações, e principalmente, definir ações que serão seguidas e validadas por cada um.
A reunião ocorreu no último dia 4, na Comunidade do Formiga e Carrapato, onde foi unânime a aprovação por todos os proprietários de atrativos turísticos presentes por meio de votação. O secretário Municipal de Turismo, Maicon Dimbarre, destacou que a aprovação representa mais uma vitória do trade turístico, da comunidade e de todo o turismo do Jalapão.
“Para a implantação do Voucher Digital no Município, já ocorreram mais de dez reuniões desde o mês de março com todo o trade turístico e comunidade em Mateiros, como proprietários de agências, condutores, associações, serviço de alimentação e hospedagem. Tudo isso buscando informar de forma adequada a todos os envolvidos e esclarecer as dúvidas”, comenta o secretário Maicon.
Além do uso do voucher digital, foram definidas outras ações, como taxa de turismo sustentável; criação do fundo municipal de turismo; criação da lei de responsabilidade fiscal e um conselho para fiscalizar a utilização destes recursos; lei de gastos e plano de trabalho para utilização dos recursos arrecadados através da atividade turística; e outras ações que serão definidas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Turismo.
Participação
A reunião teve a participação dos proprietários dos seguintes atrativos: Fervedouro Ceiça das Bananeiras; Cachoeira do Formiga; Fervedouro Rio Sono; Morro do Sereno; Fervedouro dos Buritis; Cachoeira dos Buritis; Fervedouro do Salto; Fervedouro Cerrado Dourado; Prainha e Fervedouro do Mumbuca; Fervedouro Licuri; Fervedouro Encontro das Águas; Fervedouro Borboletas; Fervedouro Buritizinho; Fervedouro das Macaúbas; e Fervedouro Galhão.
De acordo com a Sedematur, Mateiros abrange 80% de todos os atrativos naturais que são visitados no Jalapão. São a quase 200 Km percorridos dentro do Município para visitar mais de 20 atrativos em no mínimo três dias de visitação.
A próxima ação a ser realizada para o ordenamento turístico por meio da implantação do Voucher Digital no Jalapão será uma reunião no próximo dia 17 de agosto, em Ponte Alta do Tocantins, com a participação dos prefeitos e secretários dos quatro municípios envolvidos (Mateiros, São Félix, Ponte Alta e Pindorama), onde haverá a assinatura do protocolo de intenções e a validação com o trade turístico de Ponte Alta.