Card image cap

Mateiros inicia vacinação dos idosos das zonas urbana e rural

12/03/2021 | Noticias


O Município de Mateiros iniciou na última segunda-feira, 22, a campanha de vacinação contra a covid-19 para o público idoso. A Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação na residência dos idosos. A técnica em enfermagem Cristina da Silva Cavalcante, responsável pela sala de vacinação, realiza as aplicações nas zonas urbana e rural.

A equipe percorre quilômetros para levar a imunização aos que estão mais sucessíveis ao vírus e estão no grupo de risco. No povoado Mumbuca, tradicional comunidade quilombola do Jalapão, a mulher mais velha da localidade, dona Laurentina Ribeiro, com 115 anos, foi a primeira a ser vacinada. A imunização também chegou a seu Diolino Biato, de 95 anos, também morador Comunidade quilombola. Os dois são os mais idosos do povoado.

A Dona Brígida Chagas, de 85 anos, foi a primeira idosa da zona urbana a receber a vacina. A alegria contagiante é visível nos olhos dos idosos, que demonstram a satisfação em estarem protegidos contra o vírus.

De acordo com a diretora da atenção básica e vigilância em saúde, Ceilane Menezes, 20 doses serão destinadas ao público idoso nesta primeira etapa. “Até o momento três idosos receberam as doses. Estamos realizando a vacinação em domicílio, para otimizar as perdas de doses e evitando o deslocamento e aglomeração dos idosos na Unidade Básica de Saúde”, explicou.

O critério de vacinação utilizado no Município foram para idosos acima de 80 anos com vulnerabilidade, como os idosos de maior idade que são quilombolas. O Município recebeu o total de 72 doses até o momento.