Prefeito Pastor João garante apoio para realização da Festa da Colheita do Capim Dourado

28 de Julho de 2021 | Noticias

* A presidente da Associação, Railane Ribeiro, solicitou apoio para a realização da tradicional festa da colheita que acontece em setembro em Mateiros. A festa acontecerá de forma restrita, somente com a comunidade, por causa da pandemia do coronavírus.

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, a presidente da Associação dos Artesãos Extrativismo do Povoado Mumbuca, Railane Ribeiro. A visita teve o objetivo de reforçar a parceria da Gestão Municipal para a realização da Festa da Colheita do Capim Dourado, que acontece tradicionalmente em setembro no Município.

Mateiros é o berço do artesanato em capim dourado, especificamente a comunidade quilombola Mumbuca, que é um dos atrativos turísticos mais procurados por causa da cultura dos moradores e pela produção das peças em capim.

Pastor João reforçou seu compromisso e apoio à comunidade para a realização do evento, que acontecerá de forma restrita. “Tendo em vista que essa festa é uma tradição, um incentivo aos artesãos, às pessoas que fazem acontecer o artesanato na Região, e tudo se iniciou na Mumbuca, então a gente não pode perder essa cultura, esse foco do artesanato na região do Jalapão. Como prefeito me coloco à disposição para ajudar e apoiar para que a festa aconteça, as pessoas continuem com as artes”, disse o gestor.

A presidente Railane reiterou que o evento é a única festa que movimenta a região. “Precisamos do apoio da Gestão Municipal com a infraestrutura da nossa festa, mesmo sendo pequena, só para a comunidade, ela movimenta muitas famílias em torno da tradição do capim dourado. Sempre tivemos a parceria da Prefeitura e o Pastor João reforçou este compromisso conosco”, disse.

O evento irá acontecer entre os dias 17 e 19 de setembro. No ano passado a festa não foi realizada para os visitantes, mas a colheita ocorreu com as famílias da comunidade.