Presidente da Adetuc se compromete a fortalecer o turismo da Comunidade Mumbuca

19/03/2021 | Noticias

Jairo Mariano realizou visita técnica à Comunidade quilombola tradicional do Jalapão, e destacou que o Governo do Estado irá assumir o compromisso de fortalecer as parcerias comerciais para os povoados tradicionais da Região.

O prefeito João Martins acompanhou a visita técnica do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jaime Mariano aos atrativos turísticos do Jalapão. Na Comunidade quilombola Mumbuca, que foi visitada pela equipe, o presidente assumiu o compromisso de fortalecer o turismo local com o olhar voltado para as comunidades tradicionais.

João Martins reiterou que os moradores locais necessitam de apoio. “O Turismo para o Jalapão é a peça principal, fundamental. Nosso município, não tem pecuária, não tem agricultura, mas tem o turismo. É uma pedra que precisa ser lapidada e esse trabalho não é só do município, eu tenho que ter união do Governo do Estado, as empresas privadas, os hotéis, as agências, precisam entrar em consenso e juntos fortalecermos a nossa base local”, enfatizou o prefeito João Martins.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo do Município, Maicon Dimbarre, ressaltou que o Povoado possui várias vertentes para o turismo. “Na comunidade Mumbuca não só se vende artesanato do capim dourado, mas você tem a viola de Buriti, você tem a gastronomia regional, você tem história, tem a cultura, e uma divulgação desses aspectos nas redes sociais hoje é muito importante”, disse.
Durante a visita foram apresentadas ao presidente os resultados da abertura do turismo desde o mês de outubro, e a reação da comunidade, que possui 444 associados, quanto às visitas, além das demandas dos moradores quanto ao turismo do local.

Jairo Mariano se colocou à disposição para buscar aproximação junto às Comunidades tradicionais do Jalapão. “É muito grande a importância da história da Cultura, do modo de vida dessas comunidades tradicionais e o seu fortalecimento. Assumimos um compromisso junto à comunidade de fortalecer as parcerias comerciais com as agências de turismo, e fortalecer o turismo de base Comunitária.