Card image cap

Sedematur e Naturatins realizam visita técnica a novas atrações com potencial turístico no Jalapão

23/03/2021 | Noticias


*A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros e Naturatins realizou visitas técnicas as regiões onde o turismo Ecológico e Turismo de Base Comunitária estão em crescimento, buscando fomentar as atrações como pontos turísticos do Jalapão

A Região do Jalapão surpreende a cada dia com a descoberta de novas belezas. Por isso, o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, Maicon Dimbarre realizou importantes visitas técnicas a locais onde o turismo despontou como uma oportunidade para melhoria e qualidade de vida dos moradores da região. As visitas ocorreram com a participação da equipe do Naturatins, Rajeane Nunes e Reinaldo Tavares.

Formada por quilombolas, a Comunidade do Rio Novo vem conquistando um importante papel no cenário turístico da região do Jalapão, sendo hoje um dos principais pontos de apoio para as agências que operam no trecho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, com a instalação de restaurantes, as praias do Rio Novo, tornam-se importantes atrativos para a comunidade e os turistas que ali frequentam, destacam-se entre elas a Praia do Caju, Praia Coração do Jalapão e a Praia do Senhor Abel, que em parceria com as agências e Condutores locais fomentam a economia da região.

Foram visitadas a comunidade do Rio Novo, região da Serra da Muriçoca e a Taboca. Essas três regiões têm se tornado novas rotas turísticas, principalmente com as parcerias de agências de turismo que operam no Jalapão. Também com a inclusão da cidade de Lagoa do Tocantins à rota, a região da Taboca e a Serra da Muriçoca ganharam uma grande oportunidade para desenvolver os negócios ligados ao turismo.
“A Serra da Muriçoca é um marco importante entre os Municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta. Compreende uma área biodiversa em relação a fauna e a flora, além dos recursos vivos, apresenta uma enorme riqueza hídrica e feições geomorfológicas.
 
A sensibilidade no solo em relação à erosão provocada por atividades antrópicas e as ameaças em relação aos incêndios florestais exigem esforços em desenvolver um turismo consciente para conservação da paisagem e preservação água”, reforçou Rejane Nunes, supervisora da APA do Jalapão.
Como explicou o Secretário Maicon, “a comunidade do Rio Novo conquistou um importante papel no cenário turístico da região do Jalapão, sendo hoje um dos principais pontos de apoio para as agências que operam no trecho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros. Com a instalação de restaurantes, as praias do Rio Novo, tornam-se importantes atrativos para a comunidade e os turistas que ali frequentam, destacam-se entre elas a Praia do Caju, Praia do Pixico e a Praia do Rio Novo, que em parceria com as agências fomentam toda a economia da região”, diz ele.
A região da Serra da Muriçoca e da Taboca, ganhou notoriedade com a nova rota passando pelo município de Lagoa do Tocantins, que se tornou importante ponto de apoio para as agências na região.
“Podemos encontrar restaurantes, venda de artesanato, atrativos naturais, sendo que em breve teremos um novo atrativo na região, o Poço Azul, com visita ao Cânion da Muriçoca, Prainha do Rio Peixinho e o famoso Poço Azul, que a pedido dos proprietários recebeu a visita e apoio técnico da Naturatins”, reforça Maicon.
Para o secretário, o Jalapão possui diversas oportunidades para o turismo. “Nós acreditamos que o turismo é uma das principais fontes de renda das famílias do nosso Jalapão, e nós queremos cada vez mais trazer oportunidades, profissionalizar e fazer um turismo seguro para toda a comunidade, turistas e empresas que operam o turismo na região do Jalapão”, conclui.
Reinaldo Tavares de Sousa, supervisor do parque Estadual do Jalapão, disse que, “regularizar o atrativo junto ao Órgão Ambiental antes de receber visitantes é de suma importância. Destacamos ainda a importância de novos atrativos na região para o desenvolvimento regional sustentável, a melhoria de vida das pessoas e a conservação do Cerrado”, conclui.