Card image cap

Sedematur se reúne com membros da AJACA e destaca o importante papel dos condutores ambientais

23/03/2021 | Noticias


Olho – o secretário de Meio Ambiente e Turismo do Município esteve com os integrantes da Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais. Na ocasião o secretário disse que o objetivo é o estreitamento entre a Sedematur e a AJACA para fortalecer as parcerias entre as entidades.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, Maicon Dimbarre, participou de mais uma reunião com o intuito de fortalecer o turismo da Região do Jalapão. O encontro foi com membros da Associação Jalapoeira de condutores ambientais (AJACA)

Durante a reunião, o secretário se apresentou aos associados, e destacou o fortalecimento das ações estabelecidas entre Sedematur e AJACA. “Apresentamos essa nova gestão à frente da Secretaria Municipal de Turismo, as nossas propostas, e principalmente quero dizer da importância da profissão do condutor e do guia de turismo para o sistema de ordenamento. A parceria entre nós deve ser fortalecida”, disse ele.

Conforme explicou o secretário, a AJACA é uma associação reconhecida em projeto de lei. “É uma associação genuína e assumimos o compromisso nas ações, o fortalecimento dessa entidade, para trabalhar todo o ordenamento turístico, para fazer valer a implementação das leis que já existem no Município, sendo elas, do voucher único, a taxa de turismo sustentável, o uso obrigatório de condutor e guia para acesso aos atrativos em Mateiros”, enfatizou.

Na reunião também foi pautado os cuidados redobrados com a Covid em relação aos protocolos implantados na retomada do Turismo, e a importância dos condutores e guias de turismo atuarem como fiscalizadores, para que realmente não ocorra um fechamento do Jalapão. “Os condutores e guias têm a responsabilidade de atuar junto com o poder público, com toda a comunidade, para exigir o uso obrigatório da máscara, o distanciamento, a higienização com álcool gel, lavar as mãos. Então, eles têm um papel fundamental nessa fiscalização e na cobrança, ou seja, eles também responsáveis para que o Jalapão continue sendo um destino de referência no baixo índice de contaminação.