População de Mateiros recebe atendimento médico e odontológico durante o Projeto Justiça Cidadã Especial

A programação da edição especial do Projeto Justiça Cidadã em Mateiros, Região do Jalapão, ofereceu vários serviços médicos à população durante os dois dias de atendimento. Nesta terça-feira (19/11) foram concluídos os últimos atendimentos em auriculoterapia, odontologia, fisioterapia e clínica geral.

Em parceria com a Polícia Militar, foram disponibilizadas consultas médicas com major Ismar de Rezende Júnior e odontológicas preventivas e procedimentos clínicos mais simples, que atenderam mais de 40 pessoas. O dentista e tenente coronel da PM Nelson Augusto Rodrigues Neto ressaltou a importância das palestras educativas que foram realizadas no sentido de orientar a população sobre os cuidados com a saúde bucal. “Nosso público alvo são as pessoas mais carentes que não podem se descolar com frequência para fazer exames preventivos. Para essas pessoas, a informação e a conscientização sobre os cuidados com a higiene bucal contribuem para que elas tenham menos problemas bucais e precisem cada vez menos de intervenções clínicas”, afirmou o dentista.

A moradora da zona rural de Mateiros Delcioneide Rodrigues Ribeiro ficou sabendo que o Projeto Justiça Cidadã levaria atendimentos médicos para a cidade e decidiu participar. “Achei ótimo poder receber esse atendimento aqui na minha cidade porque pra nós é muito difícil ter que ir até Palmas para tratar da saúde. Quem teve essa iniciativa está de parabéns”, afirmou.

Fisioterapeuta do Espaço Saúde do Tribunal de Justiça, Sandra Carvalho realizou mais de 70 atendimentos entre sessões de fisioterapia e auriculoterapia, técnica que ativa pontos na orelha e garantem bem-estar. Segundo a fisioterapeuta, os procedimentos são importantes para diminuir dor e ansiedade, causados pela tensão e por más posturas que interferem principalmente na coluna cervical. “Além dos procedimentos clínicos, que promovem o alívio das dores e tensões musculares, fazemos também um trabalho educativo sobre posturas corretas e bons hábitos que previnem dores e lesões”, explicou.

Para a moradora Aislane Lisboa Marques, o Projeto Justiça Cidadã é uma iniciativa de grande importância social, na medida em que oferece serviços em várias áreas de atendimento para pessoas que não têm recursos nem condições de buscar esses serviços. “Estou muito satisfeita com o Projeto Justiça Cidadã. Eu e minha família fomos muito bem atendidos e só temos a agradecer por tudo que foi oferecido. Não teríamos condições de buscar se não tivesse vindo até nós”, relatou agradecida.

Texto: Abelson Ribeiro/ Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO